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Como controlar sua equipa?

Existe uma caricatura do chefe mandão, mas com tantas transformações no mundo, muitas empresas já conhecem o poder e a importância do diálogo para estruturar o trabalho e a equipa. Acesse e saiba se é possível controlar sua equipa!


Existe uma caricatura do chefe mandão. Aquele que exige e as pessoas obedecem, de cabeça baixa, sem questionar. Com tantas transformações no mundo, está cada vez mais difícil seguir esse estereótipo austero, muito porque, hoje em dia, muitas empresas já conhecem o poder e a importância do diálogo para estruturar o trabalho e a equipa. Além de que, é um peso muito grande encarar a persona non grata dia após dia, levando o peso disso nas costas e também no coração.

Se já teve um chefe assim - e sabemos que a maioria das pessoas já passou por isso - sabe o quanto isso influencia negativamente a equipa, tornando o cuotidiano pesado e solitário. E se os gestores de empresas tradicionais agora vão trabalhar de caições, as empresas têm playground e mesa de snooker, os CEOs são jovens e a cada ano que passa a transformação é mais intensa, talvez não haja mais espaço para esse papel do chefe temido. Hoje, a ideia é compartilhar e para isso é preciso entender que o controle é muito subjetivo.


Controle, no dicionário, significa:

1. ato ou efeito de controlar(-se).

2. instituição, órgão, setor etc. ao qual compete monitorar ou fiscalizar.


A verdade é que prazos, metas e tarefas podem ser controladas. Mas controlar as pessoas é uma tarefa impossível. Quando solicitamos uma entrega, precisamos ser claros e objetivos quanto às expectativas, mas também aceitar que quem realizará a tarefas tem suas próprias referências e sua própria bagagem. É ingénuo cogitar que podemos controlar atitudes. E, ainda se vista de fora a equipa for apática, movida apenas pelo que lhe foi exigido, ainda assim, por dentro, vão ser todos opinativos, concordando ou discordando. Dificultar o diálogo faz com que todos - equipa, chefe e empresa - percam com a riqueza da troca. E quando isso acontece, todos sofrem.

Liderar não significa mandar. Na verdade, o líder é um facilitador de tarefas. É a figura que impulsiona e possibilita conquistas, tornando o cuotidiano mais produtivo e desafiador. Para isso, não é necessário o controle. É necessária a confiança.

Para começar a medir o seu índice de confiança, coloque-se as seguintes perguntas: você contrataria os integrantes da sua equipa novamente? Interessar-se-ia novamente por uma vaga na empresa em que trabalha? Se essas respostas forem negativas, talvez esteja na hora de repensar a sua estratégia e, quem sabe, a sua posição. Afinal, mandar e obedecer já saíram de moda. Mas o bem-estar e a produtividade jamais sairão.


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