Blog

Você está em: HomeBlogEneagrama e Alta Performace

Eneagrama e Alta Performace

por Liz Cunha

No mundo dos negócios e, principalmente com um cenário de crise econômica, as empresas estão à procura de pessoas que tenham alta performance.

Mas afinal, o que é a alta performance?? E o que sustenta essa alta performance?

Segundo os dicionários, o significado de alta performance é “atingir seu máximo potencial e poder desfrutar tudo o que suas habilidades possam proporcionar”. Em outras palavras, a alta performance é ir além do esperado, é estabelecer os mais altos padrões profissionais. Quando se fala em pessoa de alta performance, nos vêm à mente uma pessoa talentosa, motivada, que tem foco e que supera as dificuldades com otimismo e facilidade.

Na verdade, as pessoas de alta performance, sustentam seus resultados, baseados em seus próprios potenciais. O Instituto Gallup fez uma pesquisa, entrevistando pessoas de alto desempenho no mundo inteiro. Essa pesquisa envolveu mais de 2 milhões de pessoas, levou 30 anos para ser concluída e deu origem ao livro “Conheça seus pontos fortes”. A questão era: “qual a característica comum entre pessoas que têm alto desempenho?”. E o resultado foi: “o alto desempenho”.

É um mito achar que pessoas que têm sucesso tem essa ou aquela característica. Pessoas de sucesso superam seus defeitos (que todos nós temos) por meio dos seus potenciais. E para conhecer os seus potenciais, você precisa, antes de mais nada saber ”QUEM É VOCÊ?”

Talvez essa seja a pergunta mais importante da sua vida! Quem sou eu? Como posso ser uma pessoa melhor? Estou fazendo o que eu quero ou o que é mais seguro? Estou fazendo o que eu quero ou o que me dá mais status? Por que sinto tanta raiva ou tanto medo? Por que sou tão crítico ou tão auto-exigente? Como essas sensações atrapalham a minha vida, meus relacionamentos e os meus resultados? A alta performance depende dessas respostas. E você só irá encontrá-las com AUTOCONHECIMENTO.

Passamos muito tempo fora de nós mesmos, preocupados com metas profissionais, estudos, família. E esquecemos de olhar para dentro de nós. Perdemo-nos de nós mesmos. Já não sei o que eu gosto e o que eu não gosto de fazer. O que eu faço bem. Qual é o meu jeito de fazer as coisas. Para encontrar essas respostas, precisamos entrar nessa casa. E a chave está nas dimensões mais sombrias. Naquelas coisas que eu faço e não admito. Naquelas atitudes que eu quero mudar e não mudo. Naquele comportamento que eu insisto em repetir e me prejudica.

Podemos dizer que o Eneagrama é essa chave! Uma chave de autoconhecimento, uma chave para entrarmos em nós mesmos. Uma chave para encontrar os pilares que sustentam a alta performance, que são:

1. Emoções: as emoções são mecanismos centrais que estão por trás do nosso comportamento, como se fossem os alicerces e as colunas da nossa Personalidade. Quando agimos a partir da nossa personalidade, nossas decisões e ações são sequestradas por uma emoção e, por vezes, nosso comportamento nos distancia de nossas verdadeiras intenções. O autoconhecimento nos permitirá canalizar a energia advinda dessa emoção para comportamentos mais assertivos e saudáveis.

2. Propósito de vida: sentir qual é o meu papel nesse Universo e ter clareza sobre os meus valores, que é tudo aquilo que é de mais importante na minha vida. Meus resultados só serão sustentados a longo prazo se eu viver pelos meus valores e se tiver coragem de expressar meus talentos, manifestá-los e desenvolvê-los na potencialidade máxima. Inclusive a descrição mais moderna de Felicidade (que foi modelada desde Sócrates e Platão até Martim Seligmann, que é o estudioso mais moderno sobre Felicidade) é a seguinte: “Felicidade é um estado essencial que nós atingimos quando desenvolvemos nossos talentos na potencialidade máxima e vivemos pelos nossos valores”.

3. Liberdade financeira: direcionar tempo e recursos para o que eu quero na vida, direcionar tempo e recursos para viver pelos meus valores, para desenvolver meus potenciais. Direcionar tempo e recursos para viver pelo meu propósito e cumprir a minha missão e deixar o meu legado.

4. Aprimorar relacionamentos: não conseguimos alta performance, alto desempenho sozinhos. Romper com os padrões negativos, desenvolver uma comunicação assertiva e aprofundar os nossos relacionamentos são fundamentais para manter resultados extraordinários a longo prazo. O Eneagrama proporciona às pessoas e aos grupos uma oportunidade de se conhecerem melhor, de identificarem seus talentos, perceberem seus gatilhos de estresse para amadurecerem, se relacionarem melhor e se desenvolverem enquanto pessoas e enquanto profissionais de alta performance.

COMPARTILHE:
ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2019

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital