O Eneagrama

Você está em: HomeTipos3: O Bem-sucedido

O Tipo 3 - O Bem-sucedido

Vício Emocional = Vaidade

As pessoas que adotaram o Tipo 3 estão centradas na ação ou no planeamento, para terem reconhecimento. Têm uma visão mercantilista, que os orienta a perseguir o sucesso. O vício emocional é a Vaidade, que, por ser inconsciente, é justificada com uma atitude progressista e autoimagem eficiente.

O nome Bem-Sucedido está relacionado ao apego à imagem e ao valor que significa; o sucesso é um meio para conquistar valor próprio.

A principal consequência negativa desta forma de se organizarem reside na dificuldade em reconhecerem as suas verdadeiras necessidades. Tal afastamento de si próprio revela pessoas frias, que disfarçam a sua frialdade com uma imagem humanitária. São aficionadas ao resultado e criam stress à sua volta em nome de uma excelência: "Os fins justificam os meios. Se os ventos mudaram, adapte as velas". Andam com um taxímetro às costas, comprometendo-se com as pessoas sempre e quando estas são úteis para alcançar as metas.

Nas empresas, encontramos o Tipo 3 normalmente ligado a áreas em que há possibilidades de crescimento: vendas, advocacia, administração, autónomos, consultoria e assessorias são algumas das áreas comuns. A sua capacidade para sintetizar ideias e comunicar faz com que se orientem em função das metas. Mas, compulsivamente, tornam-se impessoais, exigindo das pessoas mais do que elas podem dar, e descomprometidas, podendo abandonar o barco perante uma proposta mais atraente.

Para um maior equilíbrio:

Quando os Tipo 3 reconhecem o seu padrão de comportamento como uma maneira de se organizarem e não o que realmente são, estão abertos a desenvolver a neutralização do vício emocional (Vaidade) e o contacto com eles próprios por meio da virtude da Sinceridade. Esta ferramenta ajuda-os a reconhecer o que querem por si mesmos, não através do sucesso, admiração e reconhecimento, permitindo-lhes uma maior integração dos seus sentimentos, pensamentos e ações.

CARACTERÍSTICAS POSITIVAS

  • Enfocados

  • Flexíveis

  • Motivadores

CARACTERÍSTICAS NEGATIVAS

  • Baixa autoestima

  • Frenéticos

  • Manipuladores

Todos os direitos reservados. IEneagrama. 2019

Desenvolvido por: DBlinks - Agência Digital